quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"Caderno de Poesias" - RJ, 16.12.2015

*

Muito, absurdamente difícil (ao menos para mim), escrever sobre este "Caderno de Poesias" que Dona Maria Bethânia nos presenteia as vésperas do Natal de 2015.



Todos sabem: vejo shows, leio, coleciono, administro a Re(Verso) desde 2006 pesquisando tudo sobre Bethânia desde sua estreia, restaurando e compartilhando áudio e vídeos amadores, creio que posso dizer que sou um pequeno conhecedor da obra dela. E, depois do que afirmarei em seguida surgirão os "Não podia dizer o contrário tiete de Bethânia!!!", se eu não gosto que me chamem de fã imaginem tiete, mas hoje tô de boa, aceito tudo e ouso dizer: "Caderno de Poesias" É SEM NENHUMA DÚVIDA UM DOS MAIS SENSÍVEIS, BELOS E PERFEITOS TRABALHOS QUE DONA MARIA JÁ PRESENTEOU A NÓS, SEUS ADMIRADORES. Nada sobra, nada falta, é emoção em altíssimo grau. Beleza transbordante.

O LIVRO tem aproximadamente 276 páginas, e, se aceitam um conselho meu, não caiam na armadilha de ver o DVD antes de folhear cada página do "Caderno". LEIAM!!!! Quem não gosta de ler que compre o DVD simples, sem o LIVRO, mas só estará assinando um atestado de... deixa pra lá.

Prestem atenção na imagem do SUMÁRIO que postarei. O cuidado em explicitar cada palavra, imagem, ideia, deste "CADERNO" é absolutamente emocionante.



Professores comprem imediatamente um exemplar (principalmente os que lecionam História). Tudo é aproveitável em sala de aula, principalmente os EXTRAS e mais especificamente o item "LIBERDADE, POESIA E ATIVISMO POLÍTICO".

É absolutamente necessário se louvar/aplaudir o trabalho do Gringo Cardia, o que este moço "apronta"... Virgi! De uma lindeza/brilhantismo (como diria Bethânia) comovente.



Tantas e devidas homenagens por estes 50 anos de carreira, e vem Dona Maria e presenteia a nós com este (meus adjetivos acabaram, sou limitado) deslumbrante "Caderno de Poesias" que só faz aumentar em níveis infinitos nossa admiração por "Ela".

Preciso parar de escrever, já escrevi muito (e perdoem se ficou meio boboca, mas... bem... após lerem o livro e assistirem o vídeo, vcs entenderão meu estado), mas eu acho que acabar com um simples "Obrigado, Bethânia" é pouco, quase nada, frente ao mega presente que ela está nos dando.

Dona Maria...

"Que o caminho seja brando a teus pés.
Que o vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face.
Que as chuvas caiam serenas em teus campos.
E, que Deus te guarde na palma da mão."

Muito obrigado.

*
.Seguem algumas imagens do livro, propositalmente não muito nítidas, só para dar um gostinho do que é este "Caderno de Poesias" e que aqueles que realmente se interessam pela construção destes 50 ANOS DE CARREIRA saiam correndo para a livraria mais próxima.

.Uma dica para os professores de História e afins comprem DOIS exemplares. O livro é brochura então... já sabem né? Precisarão de um para a sala de aula e outro para uso pessoal/item de colecionador.

*





 *
As 3 próximas imagens já são do DVD na tela de TV. A qualidade de áudio/vídeo é sensacional.





*
CLIQUEM SOBRE AS IMAGENS PARA AMPLIAR
*
*

6 comentários:

Unknown disse...

A cabeça aqui já fervilhando de ideias para as aulas do ano que vem!

dan_anda disse...

S ó acho uma sacanagem vc ter acesso tão rápido a isso...(gargalhadas). Só está perdoado por tão logo compartilhar com a gente. :-)
Se na sensibilidade de Bethânia a poesia brotam-lhes os versos, de vc não se poderia esperar o re(verso).
Estou ansioso pra ver o resultado desse trabalho; ainda mais tendo toda uma história por debaixo do q esse caderno representa (vc sabe!).
"Dona Maria" (ok, sabemos q é sua dona Maria) deve estar mto feliz por ser tietada por alguém q reconheça e se identifique com seu (dela) trabalho. Q se sinta tocado pelas suas interpretações, pelas suas mensagens, gestos....
Obrigado por ter essa sensibilidade e dedicação de seu tempo em dividir com todos os de mais fãs.
Se vc está eufórico e sem palavras pelo q viu, imagine a gente q nem viu...
Abs, continue com esse gás em seu trabalho aqui no blog e nas redes sociais (q é onde particularmente acompanho mais).
Gde Abraço!

Unknown disse...

Já com a cabeça fervilhando aqui...
Tem uma aula de "Cultura e sociedade no Brasil do séc XIX" só com imagens e músicas que eu gosto muito!
Ao que parece, esse material há de enriquecer esta é tantas outras!
Aguardando ansiosamente este belíssimo material!

Unknown disse...

Bethânia é absolutamente relevante! Parece um estandarte de beleza e bom pressentimento nestes tempos duros, nesta terra (agora) triste. Bravíssima Bethânia!

Unknown disse...

É tudo muito lindo, vindo de Minha Rainha eu não poderia esperar menos.

roger disse...

Vou aprender a ler ....