Vídeo (trecho) da apresentação:
*
*
O 2º fHist acertou em incorporar novas abordagens – como shows, concertos, exibição de filmes e exposições – à discussão da história. Num dos momentos mais emocionantes do festival, Maria Bethânia – em seu show de estreia na terra de JK – alternou poemas e canções. A plateia delirou.
Acompanhada do violonista Paulo Dafilin e do percussionista Carlos Cesar, a baiana mesclou textos e versos de Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andersen, José Craveirinha, Padre Antonio Vieira e Ferreira Gullar com trechos de conhecidas canções brasileiras e portuguesas.
O repertório musical foi de 'ABC do sertão' (Luiz Gonzaga), 'Romaria' (Renato Teixeira) e 'Último pau-de-arara' (J. Guimarães/Venâncio/Corumbá) a 'Estranha forma de vida' (Amália Rodrigues), passando por 'Marinheiro só' (domínio público, adaptação Caetano Veloso), 'Dança da solidão' (Paulinho da Viola) e 'Menino de Jaçanã' (Luís Vieira/Arnaldo Passos).
A apresentação da cantora na tenda da Praça Doutor Prado, no Centro de Diamantina, foi registrada e faz parte de projeto que engloba DVD e livro, que será lançado pela Editora UFMG e distribuído para escolas da rede pública.
“Tudo começou justamente aqui em Minas, em 2009, quando a Bethânia participou do ciclo de conferências Sentimentos do mundo, no câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em BH. Ela se encantou tanto que quis prosseguir com a iniciativa. Diamantina foi o local das primeiras gravações do DVD”, informou o diretor do projeto, o cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia. O lançamento está previsto para o ano que vem.
LINK: http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/09/23/noticia_arte_e_livros,146673/festival-realizado-em-diamantina-comprova-o-crescente-interesse-do-cid.shtml
*
*
CLIQUEM SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIAR
*
Um comentário:
Maravilha!! Temos um belo vídeo!
Postar um comentário