sexta-feira, 22 de maio de 2015

Maria Bethânia emociona o Theatro Circo de Braga



Foram uma hora e meia de pura emoção até o centenário Theatro Circo, na Avenida da Liberdade, explodir em intermináveis aplausos, marcando o ponto alto do Festival de História – o 3º fHist – na cidade portuguesa de Braga: as Leituras Poéticas da cantora brasileira.

A intérprete subiu ao palco alguns minutos depois de 21 horas desta quinta-feira, dia 21/05/2015, toda vestida de branco, cantou exuberante "As Ayabás – com os ventos de Iansã, e iniciou a leitura de poemas e textos, sempre mesclados a trechos de canções, em um belo e coerente conjunto. Relatou que a apresentação de "Leituras Poéticas" nasceu em 2009, quando ela participou do ciclo de conferências "Sentimentos do Mundo" na UFMG, em Belo Horizonte e, entusiasmada, repetiu o projeto em diversas casas de ensino e pesquisa. "Ler, ouvir e dizer poesia na correria que as pessoas vivem hoje é como provocar o mundo", disse a cantora, que enaltece a idéia de incentivar a leitura dos poetas e expressões artísticas nas salas de aulas. Disse de seu prazer em trazer as "Leituras Poéticas" a Braga e do orgulho de já tê-la apresentado na Casa de Fernando Pessoa, seu "poeta e inspiração maior".

Foi a leitura de Pessoa, na delicadeza de Alberto Caieiro, um dos emocionantes momentos do espetáculo. Maria Bethânia declamou, ainda, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Manoel Bandeira, Fausto Fawcett: "...a lua é uma lantejoula da Nasa que brilha leitosa no meu vestido estrelado", e Craveirinha, com o "Quero ser Tambor". Leu textos preciosos de Guimarães Rosa, em "Grandes Sertões" e revisitou músicas de seu repertório como "Romaria", "Cálix Bento", "Cirandeiro" e outras de Dorival Cayme, Caetano Veloso e tantos outros. Sempre acompanhada dos músicos Carlos César na percussão e Paulo Dafilin na Guitarra, aos aplausos finais, concedeu um "Bis" , a conhecida e animada canção "Convexo" e deixou o palco com sorriso aberto.

FONTE: http://www.festivaldehistoria.com.br/fhist_2015/noticias/noticia19/

*
*

CLIQUEM SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIAR

*
*
*

Um comentário:

ana disse...

A conhecida (ô) e animada canção "Convexo"' é ótimo!