quinta-feira, 7 de maio de 2015

Maria Bethânia é a homenageada da 26ª edição do Prêmio da Música


RIO — O tapete vermelho segue estendido para Maria Bethânia no ano em que completa 50 anos de carreira. A cantora de veia teatral, que é filha de Iansã, torce pelo Fluminense, adora motocicletas, é fã dos quadrinhos do Tio Patinhas, curte piscinas e tem pa-vor de baratas vai ser a homenageada da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Na cerimônia, que acontece no dia 10 de junho, no Teatro Municipal, a intérprete de “Carcará” e outros clássicos da MPB será apresentada por Fernanda Montenegro, cantará na abertura e no encerramento e terá sua trajetória lembrada por intervenções de Alcione, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Chico César, Lenine, Johnny Hooker, Mônica Salmaso, Antônio Nóbrega, Zélia Duncan e o irmão Caetano Veloso.

— Para poder produzir e dirigir o prêmio, como faço todos os anos, mergulhei no repertório de Bethânia, nossa homenageada, e fiquei mais uma vez impressionado com a grandeza dessa artista sem igual — garante José Maurício Machline, criador e idealizador do evento. — Sou louco por “Rosa dos ventos ao vivo” (de 1971) e acho que um álbum como “Brasileirinho” (de 2003) deveria ser tombado como patrimônio nacional. Ela é uma grande garimpeira de canções, como poucos intérpretes da MPB. É muito bom poder celebrar esse talento na presença da própria, ainda ativa e relevante.

A lista de candidatos ao prêmio, divulgada ontem, tem 106 indicados em 16 categorias, que passam por samba, rock, erudito, eletrônica, instrumental e infantil. Eles foram selecionados por um júri especializado entre quase mil CDs recebidos pela produção do evento.

— As pessoas falam da crise da música, do disco, mas recebemos o dobro do material do ano passado. Isso indica que as pessoas seguem compondo, gravando e lançando seus trabalhos, independentemente de qualquer abalo no setor — destaca Machline.

Entre os indicados, o destaque é Mônica Salmaso, com quatro citações. A artista paulistana concorre como melhor cantora, melhor CD (por “Corpo de baile”), melhor canção (“Sedutora”, de Guinga e Paulo César Pinheiro) e melhor arranjador (Lucas Reale em “Corpo de baile”).

— Uma vez, há algum tempo, fui entrevistar um grupo chamado Música Ligeira, que nem existe mais, e seus integrantes me apresentaram uma das suas vocalistas, uma moça belíssima, de cabelos compridos. Era a Mônica — lembra Machline. — Quando ela soltou a primeira nota, fiquei deslumbrado. Desde então, virei um fã.

O topo da lista do prêmio tem também Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Gilberto Gil e Hamilton de Holanda, todos com três indicações. A boa surpresa é a inclusão do grupo baiano As Ganhadeiras de Itapuã, formado em 2004 nos terreiros daquela cidade, com repertório composto por cantigas e sambas de roda, como está registrado nas 13 faixas do seu encantador álbum de estreia, que leva seu nome.

— O prêmio segue duas orientações. O músico deve ser brasileiro e ele deve ser bom, não importa qual a área — explica o idealizador. — É nossa obrigação ir atrás dos lançamentos mais interessantes da cada ano. E As Ganhadeiras de Itapuã são um exemplo dessas regras que seguimos. Além das Ganhadeiras, temos boas novidades como o Johnny Hooker e a Alice Caymmi, que estão despontando.

Uma novidade deste ano é o site do evento (premiodemusica.com.br), transformado numa plataforma de streaming, no qual pode ser ouvido o trabalho de todos os indicados.

— Sempre acompanhamos o trabalho dos jurados, desde os tempos do vinil, passando pelas pilhas de CDs — conta Machline. — Resolvemos tornar esse processo mais prático, colocando ali todos os indicados. De quebra, prestamos também um serviço aos músicos, alguns deles conhecidos apenas em suas regiões de origem, sem acesso às rádios, que podem agora ser ouvidos por qualquer um. É como se fosse uma estação de rádio do prêmio.

FONTE: http://oglobo.globo.com/cultura/musica/maria-bethania-a-homenageada-da-26-edicao-do-premio-da-musica-16080173#ixzz3ZSResATh

EM TEMPO: “Ao longo da cerimônia, aparecem convidados para cantar músicas do repertório dela. Nomes como Caetano Veloso, Monica Salmaso com Antonio Nóbrega, Nana Caymmi com Dori Caymmi já estão confirmados. Matheus Nachtergaele e Renata Sorrah vão declamar poesias que Bethânia lê nos shows”, adianta Machline. “É maravilhoso ela estar aí, após vários anos de carreira, viva e trabalhando”

"Unida ao retrato anual da MPB que o evento fornece, Maria Bethânia está presente ao longo da premiação. Na abertura, Fernanda Montenegro lê um texto sobre ela, escrito pela roteirista, Zélia Duncan. Em seguida, a própria Bethânia canta três músicas de seu repertório, ainda não escolhidas — e retorna no fim para mais três."



*
Cliquem sobre as fotos para ampliar

*
*
*

2 comentários:

anielo disse...

Foto Anielo Faleiro

anielo disse...

foto de Anielo Faleiro