terça-feira, 2 de setembro de 2014

“Tempo ah, tempo eh, tempo me disse que só com tempo a gente chega lá”

2 de setembro de 2014, aniversário dos canais Re(Verso), 8 anos!!!! Divido o presente recebido, um lindo texto do mega talentoso Renato Forin Jr.

O tempo em verso e reverso

Todo admirador de Maria Bethânia sabe que o tempo é um deus digno de devoção. Os volumosos cabelos, marcados pela neve do tempo, resplandecem na contraluz, exibem-se na contracapa.  Contornam a aura dos pensamentos (feitos de claridade). Senhora que sabe ser ‘meninota’ porque também o tempo quer. E há tempos ela o saúda: “Tempo ah, tempo eh, tempo me disse que só com tempo a gente chega lá”. E lá se chega aos 50 anos de carreira, em plena forma poética, quem o tempo respeita.

Falo no tempo pensando em sua força (tambor de todos os ritmos) e na sua efemeridade (rio que caminha para o mar). E penso em tudo o que ela é e tudo o que viemos a ser (compositor de destinos).

Lá se vão oito anos da comunidade Maria Bethânia Re(Verso). Ainda tenho uma vaga lembrança de quando um grupo de seguidores da intérprete resolveu criar uma comunidade para o debate respeitoso sobre a obra de Maria Bethânia e para o compartilhamento de preciosidades. Tantos como eu, que pouco sabíamos para além das coletâneas e dos discos de carreira - alguns pela pouca idade, outros pela impossibilidade de acesso - descobrimos um novo mundo. Maria Bethânia, seu talento e sua integridade de artista, chegava-nos pelas conversas com novos amigos, pelos registros em áudio e vídeo, pelas informações de tempos remotos ou de última hora, na cobertura das turnês.

A casa da Re(verso), então, era o orkut, que por tanto tempo serviu de paragem, de ponto de encontro, para gente de todo o Brasil e do mundo. A comunidade comemora oito anos às vésperas da demolição da antiga morada (o orkut enfim chega ao fim), mas cônscios de que os vínculos de lá não esvanecem. Maria Bethânia Re(verso) continua forte, firme, em outros canais: o blog que leva seu nome tornou-se referência para quem queira saber mais sobre a carreira de Bethânia; os canais no YouTube e grupo no Facebook trazem atualizações sobre novidades e antiguidades - pequenas pílulas poéticas em palavras, imagens e sons. O grupo de amigos ampliou-se, ganhou seguidores, e as discussões expandiram-se para vários campos das artes em geral. Pois não há como tratar de Maria Bethânia – a cantora, a atriz, a performer, a poeta, a sereia -  sem ampliar o leque de referências.

Comecei falando sobre o respeito mútuo entre Maria Bethânia e o tempo, esse deus intangível (como todos os deuses). E penso no quanto aprendemos com a artista (e com todos os verdadeiros artistas) sobre este acordo tácito que garante a perenidade das grandes obras, as que necessariamente precisam ser lembradas para demarcar o nosso percurso de homens. A Comunidade Maria Bethânia Re(Verso) e outros tradicionais coletivos movidos pela paixão à intérprete têm realizado um trabalho singular na preservação da arte brasileira e no debate estético em tempos tão descrentes da poesia (estes de dar dó e preguiça).

Oito é tão pouco, mas basta olhá-lo pelo reverso para enxergarmos o símbolo do infinito.

O infinito, esta idade de Maria Bethânia.

Renato Forin Jr.

4 comentários:

ana disse...

Que lindo texto do Renato! Parabéns a todos os Re(Versianos)!

Unknown disse...

Renato disse foi tudo desse lindo texto, fiquei comovida. Parabéns aos reversianos pelo lindo trabalho, em todos os canais um trabalho de alta qualidade, não há nada parecido em termos de MB e pelo que vejo de qualquer outro artista.

Betho disse...

A Re(verso ) apareceu no orkut com o propósito de discutir a obra de MB de forma crítica, mas sem perder a paixão, e cumpriu perfeitamente, aliás tornou-se ponto principal de informação, divulgação e debates sobre música brasileira de qualidade.

O fundador desse sucesso, Eduardo Lott é um arquivo vivo quando se fala de MB, e sempre disposto a compartilhar com todos, sem mesquinhez, . Aprendi muito sobre música nesses oito anos de Re(verso).

Participei de discussões inteligentes, construtivas e apaixonantes por aqui.

Parabéns Re(verso), e que o sucesso esteja presente por mais 8...80 anos.

Cleyton Feitosa disse...

Gente, 8 anos de uma comunidade/grupo na internet demonstra o quão bom e singular é a página. Lembro-me bem da Re(Verso) no quase finado e delicioso Orkut, onde compartilhávamos materiais, gostos (relacionado a uma canção ou performance específicas) e angústias (quando a abelha-rainha lançava algo novo e ficava aquele zunzunzun de lojas, pré-vendas e valores). Era aquele espaço em que discutíamos Bethânia e tudo o mais relacionado a ela: Caetano, Gal, Gil, MPB, Diversidade Sexual, etc., etc. E quando tinha sorteio!? Ficava até 04 da manhã pra tentar ser o primeiro e ganhar aqueles maravilhosos brindes (ganhei duas vezes ainda. Rá!). Posso dizer sem medo de errar que a irmandade Re(verso) é um fenômeno peculiar das redes sociais que merecia uma investigação acadêmica dado o excelente uso que é feito para promover e agregar fãs de uma artista. A Re(verso) conseguiu imprimir em sua prática cotidiana, com seus membros elegantérrimos, a cara da Bethânia: sofisticação pura. Não bastasse tudo isso, seu aniversário é um dia antes do meu! Parabéns ao Edu Lott e a todos que constroem esse grupo. Vida longa à rainha! Vida longa à Re(verso)!