sexta-feira, 5 de julho de 2013

Maria Bethânia diz que os poemas de Pessoa são hits em seus shows

*
É Hoje!!!!!!
*
*
Na noite desta sexta-feira (5/07/2013), a pesquisadora Cleonice Berardinelli e a cantora Maria Bethânia falam sobre o poeta português Fernando Pessoa. 
*
A palestra foi a primeira a ter os ingressos esgotados -pouco mais de uma hora depois do início das vendas. 
*
*
*
 *
Não é de hoje a intimidade de Maria Bethânia com a obra de Fernando Pessoa. Em 1971, a cantora estreou o espetáculo “Rosa dos ventos”, no qual incluiu alguns dos poemas do autor, e nunca mais os abandonou. O nome do poeta português até soa formal para a cantora, que se poupa do sobrenome, chamando-o apenas de Fernando.
*
Convidada para participar pela segunda vez da festa — a primeira foi em 2006 —, Bethânia compõe hoje, às 19h30m, a mesa “Lendo Pessoa à beira-mar”, com Cleonice Berardinelli, considerada a maior estudiosa brasileira da literatura portuguesa. Antes do esperado encontro, a dupla, que em 2010 foi condecorada pelo governo português com a medalha da Ordem do Desassossego, criada para prestigiar divulgadores da obra do poeta pelo mundo, se encontrou no Rio para preparar o roteiro e ensaiar a leitura, que inclui trechos de obras de Pessoa e seus heterônimos, como “O guardador de rebanhos” e “Mensagem”.
*
 Para o restante da matéria em O GLOBO (RJ) : http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/07/05/maria-bethania-leva-paixao-por-pessoa-encontro-com-cleonice-berardin-502380.asp
*
*
*

Nenhum comentário: