segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lindo depoimento de uma admiradora de Bethânia

Recebi o depoimento abaixo como comentário em um post aqui no blog, mas, tão bonito, sincero, elegante, apaixonado, que peço licença à autora, Sra. Carmem Lima, e divido com todos que freqüentam esse espaço.
.

Obrigado Carmem.

.

A conquista – Mª Bethânia

.

Começou mansamente há décadas atrás.
Primeiro chegou a voz, bela, diferente e penetrante, complementando a orquestração.
Segui a voz e suas escolhas musicais e a seleção falava de amores, desamores, protestos, realidades nacionais e internacionais.
Emocionalmente, à distância, pesquisei quem estava por trás da voz que pernoitava comigo, tocava o meu coração e minha vida.
Descobri, com o passar do tempo, que era o Amor de uma vida inteira e que a acompanharia sempre.
Desejava assisti-la, mas naquela época, o seu show só chegava à Recife e era fase de vacas magras.
Passaram-se os anos e sem planejamento, em menos de seis meses, decidi morar no Rio de Janeiro.
Lembro que cheguei de férias, com possibilidades de buscar trabalho, no final de 1988 e aqui estou por exatos 24 anos.
Meu primeiro show dela ocorreu em 1989 e fiquei deslumbrada e o meu coração confirmava que seria para sempre mesmo. Neste show, descobri sem querer, uma passagem por trás do palco e dei de cara com uma pequena fila, disponibilizada para cumprimentar a grande Rainha de meu coração.
Inibida e tímida fiquei quietinha, sem acreditar que poderia cumprimentá-la. A fila andou e fiquei aguardando que sua irmã permitisse a minha entrada. Olhei-a de longe, meu coração acelerou. Entrei, ela estava abraçando alguém e contemplei-a bela e linda. Ela me fitou, enquanto abraçava a outra pessoa, baixei meus olhos por timidez, respeito, amor não confessado, medo de que ela descobrisse tamanho sentimento, sei lá. Chegou a minha vez, ela abriu os braços e me recebeu de forma acolhedora e inesquecível. Só consegui balbuciar que era paraibana e sua fã incondicional. Parece que foi ontem.
Depois desse encontro acompanhei a Rainha em suas interpretações musicais, show, entrevistas, programas, CD’s, DVD’s, livros, filmes, etc.
Lembro que quando ainda morava em João Pessoa e via-a na TV ficava preocupada se percebesse que ela não estava bem. Pedia então aos seres divinos que a protegesse e a guiasse, bem como a sua família.
Através dela, aprendi a amar e respeitar Dona Canô, como deve ser uma grande Senhora, como tantas de sua geração e tão raras nos dias atuais.
Escrevi uma carta de agradecimento a Dona Canô, há muito tempo atrás, por ter gerado dois ícones da música brasileira. Mandei a carta, estimulada por uma amiga que conhecia Mª Bethânia, simplesmente para: Da. Canô – Santo Amaro da Purificação – BA, pois não tinha o endereço.
Tive várias oportunidades de cumprimentá-la no Camarim, ora aguardando na fila como fã incondicional e desconhecida, ora levada pela mesma amiga que estimulou enviar a carta a Dona Canô.
Uma vez não conseguimos ingressos para o show e ficamos tristes. Essa amiga ligou para a casa de nossa musa. Assistimos ao show a convite dela, fiquei encantada e para completar, ao cumprimentá-la no Camarim, neste dia, ela perguntou se havíamos gostado e é obvio que a resposta foi afirmativa. Ela então nos convidou para repetir a dose, não acreditei e fomos mais uma vez ao show, a convite dela.
Este ano já assisti “Maria Bethânia e as palavras” no SESC e no Teatro Net Rio e Maria Bethânia canta Chico Buarque no Vivo Rio, este último foi um sufoco conseguir ingresso, fiz plantão na véspera e na madrugada e não consegui na pré venda BB, mas graças que na semana que abriu para a venda normal, fiquei novamente de plantão e quando alguém desistiu de uma mesa de quatro lugares, via internet, fui rápida o suficiente para finalizar a compra e pude mais uma vez ver a aquela que conquistou meu coração para sempre.
.
Por Carmem Lima, Rio de Janeiro, 21/10/2012.
.
.
.

5 comentários:

Carmem Lima disse...

Fico lisonjeada pela postagem.
Obrigado.

Rogério disse...

amo bethânia com toda essa força...e adorei o depoimenteo tambem sou Paraíbano,,, e tive o luxo a graça de assitir a um show de Maria Bethãnia nas areías de Tambaú-Cabo Branco !!! e foi um momento único e marcante Carmem sei que se vc tivesse aqui iras amar ver a Abelha Rainha, em sua própria terra.bjos a todos e viva maria diva única desde sempre e pra sempre

rafael disse...

Que delicadeza Carmem, uma linda homenagem. Abraços

Carmem Lima disse...

Rogerio, obrigado pelo seu depoimento. Também assisti ao show dela na praia de Tambaú, pois estava de férias. Foi inesquecível. Chovia muito mas ninguém arredava o pé da areia molhada.

Carmem Lima disse...

Obrigada Rafael.