sábado, 15 de outubro de 2011

Reynaldo Jardim e "Maria Bethânia Guerreira Guerrilha"

.
Para sabermos um pouco mais...
.
Antes de falecer (2 de fevereiro de 2011, aos 84 anos), Reynaldo Jardim publicou “Maria Bethânia Guerreira Guerrilha”, como parte do livro “Sangradas escrituras” (vencedor do Jabuti 2010), uma antologia que reuniu todo o seu trabalho, e acrescentou o texto de apresentação que segue abaixo:
.
“Teatro Opinião. Rio de Janeiro. Bethânia no palco substituindo Nara Leão. Ninguém a conhecia. Chegara da Bahia trazida por Vianinha. Aquela quase menina, na arena do Opinião, parecia, pela potência dramática, postura corporal, força emotiva, uma deusa-mulher adulta mente deslumbrante e sedutora. Quando acabou de cantar Carcará, a plateia entrou em delírio. A baianinha tornara-se a musa de toda uma geração romântica, audaciosa e revolucionária.
.
Em uma das apresentações, subi ao palco e li o início de um poema que escrevi em sua homenagem. Posteriormente desenvolvi o tema e nasceu o polifônico ‘Maria Bethânia, Guerreira Guerrilha’. Era véspera do AI 5. Com a publicação do livro, considerado justamente subversivo, fui processado. E deixei minha musa em uma posição muito delicada.Teve que prestar depoimento no DOPS. A edição foi apreendida, retirada das livrarias. Minha casa, invadida. Republico aqui o livro só para reverenciar essa que, sendo a melhor atriz da canção brasileira, é um padrão de soberba dignidade.”.
.

.
.
.

3 comentários:

roger disse...

digno de uma Rainha!parabens!

Anônimo disse...

Muito bonito! Poderia transcrever o poema para a gente?

Anônimo disse...

Bethânia estará dia 20/11 em Curitiba num show só com músicas do Chico Buarque.... Será a estréia do aguardado Sem Fantasia???

Marcelo

http://guia.gazetadopovo.com.br/shows/maria-bethania-canta-chico-buarque/3545/895/