domingo, 27 de março de 2011

"Bethânia" por Caetano Veloso

.
Coluna de Caetano Veloso em "O Globo" (RJ), domingo, 27 de março de 2011:
.
.
.

.

.

.
Clique sobre as imagens para aumentá-las!!!!
.
.
.

13 comentários:

Mira disse...

Maravilhoso!
Apoio tremendamente o projeto de Bethânia!
Considero o mais cultural, o mais proveitoso para o futuro do país, porque fomenta tremendamente a leitura e a educação do nosso povo!
Bendito o que semeia livros à mão cheia, neste país que deu para abolir Monteiro Lobato e outras bizarrices.
Só Bethânia pode nos salvar!
Decorei 'Navio Negreiro' do Castro Alves, contido no cd do Caetano, de tanto desejar ouvir mais uma vez e mais outra a voz de Bethânia recitando com ele aqueles versos contundentes.
Será um sonho que Bethânia recite a poesia de autores nacionais, porque é impossível não se emocionar com sua leitura.
Será maravilhoso que as crianças que vierem a escutá-la, passem a gostar de poesia.
Eis um projeto que trará um enorme benefício para todo um povo, e na área onde este povo está mais carente: que é a educação e o fortalecimento da identidade brasileira, através da nossa língua e dos nossos maravilhosos poetas.
Viva Bethânia!

Santana Filho disse...

Também postei em meu blog. Estava mesmo aguardando o 'parecer' de Caetano.

Abraço.

Anônimo disse...

Viva Bethânia! Viva Caetano!

Sou uma cidadã brasileira, trabalhadora assalariada, pago imposto todo mês e fico feliz em saber que o mesmo pode ser utilizado em um projeto cultural como o proposto por Hermano Vianna chamado “O mundo precisa de poesia”, com a grande artista Maria Bethânia. Adoro saber que o imposto de uma empresa pode financiar uma obra cultural.
Saúde, educação, habitação, infra-estrutura, tudo é importante e todos esses itens estão contemplados no Orçamento da União. Cultura também é importante e também está contemplado no Orçamento. Para mim é tudo tão simples, existe uma lei que permite que as empresas aloquem diretamente parte do valor do imposto em projetos culturais. Evidentemente as empresas preferem nomes conhecidos, não vejo nenhum problema nisso. Cabe ao Ministério da Cultura utilizar a parte do Orçamento que lhe cabe em projetos de artistas iniciantes, em preservação do folclore, etc.
O projeto da Bethânia é lindo, o valor corresponde à qualidade do mesmo. Não dá para ficar comparando com os blogs existentes. Parece que querem comparar Mercedes com fusquinha, com todo respeito ao fusquinha.
As pessoas iradas deveriam reclamar sim da má utilização, por prefeitos, governadores, etc, das verbas recebidas para a saúde, a educação, etc.
Está faltando inteligência e respeito.
Pensem! Estudem! Faz muito bem!
Beatriz - RJ

Anônimo disse...

Vamos Caetano! asi se habla!!! apoyo fundamental y total a Bethania y su gran proyecto!!!! Viva la poesía!!! Viva la cultura!!! El mundo precisa de poesía!!! No desista!!!

Anônimo disse...

Salve Beatriz e Mira!!!Faço minhas as suas palavras. A Bethânia está sendo vítima do ressentimento que alguns brasileiros tem com quem faz sucesso.Caetano foi maravilhoso na sua coluna do Globo.
Bethania está sendo bode expiatório
Vários artistas vão ao Sem Censura e declaram usar a lei Rouanet(Alcione,o ator que faz João do Rio-dirigido por Ney,muitas outras cantoras citadas na Veja captaram
muito mais para os seus projetos e estão caladinhas-deviam vir à público em defesa de Bethania.)Mas Bethania é uma artista maior e paga o ônus por isso.Li e vi coisas
super desrespeitosas,ofensivas,
agressivas sobre Bethania na Internet..Pessoas que nem sabem quem é Bethania embarcam nessa onda,mas não se posicionam publicamente contra os escândalos na política.Lamentáveis
Lobão,D2 e Tico sta Cruz.Se discutissem a lei,tudo bem.Agora atacar Bethania como se ela fosse nada é inconcebível. Se bem que eles só aparecem quando estão detonando alguém. Espero que Bethania saia dessa gloriosa e poderosa como sempre foi. Maitê Proença tem razão" Bethania é nossa
rainha e como súdita mais devota eu só posso cobrí-la de honra ,ouro e glória."

Anônimo disse...

Certo! Caetano. Não deixa barato essa calúnia contra Bethânia.

Anônimo disse...

No blog do Mauro Ferreira "Notas Musicais" foi postado o projeto (TOM DA GAL)que a Gal pretende fazer depois do cd de inéditas. O que ninguém comentou foi que ela teve autorização de captar 2.200 milhões pela Rouanet.Como não consigo mais postar meus comentários no blog,gostaria que alguém fizesse isso porque,em todas as rodas de conversa,´so dá
Bethania como vilâ do dinheiro pùblico e nós sabemos que diante do que Gal,Maria Rita ,Marisa Monte,ZIZI,Nando Reis,Erasmo,
alcione entre outros,Bethânia foi quem pediu menos,mas é quem está pagando o pato.Só se fala no Blog milionário da Bethania.Afinal,ela està dentro da lei e não é a única.
Quase toda a classe artística já usou/usa esse benefício.Que os outros mostrem suas carinhas,né°

juanmarkus777 disse...

Bravos ao Caetano!Estava esperando as suas palavras e quando as li, fiquei bem mais aliviado diante dessa mentira toda.Confesso que me senti na Idade Média em plena Inquisição, com a Bethânia sendo julgada e condenada a fogueira.Acho eu que a "Falha" de São Paulo e a Veja aproveitaram a situação para melhorarem um pouco a sua imagem diante do povo menos esclarecido, pois na época da eleição para presidente da república, elas levaram chumbo grosso da população, por apoiarem o Serra. Aos demais artistas que usam e abusam da lei Rouanet e que se calaram, o meu sincero desmerecimento. Covardes.
Bethânia? Digna,como sempre!!!

Ederaldo disse...

UM TOQUE SUTIL

Quando o ser humano não se faz capaz, ele se frustra, esta frustração leva ao homem a se tornar um fracassado, este sentimento gera desilusão e discórdias, fazendo críticas e menosprezos ao seu próximo, não aceitando a capacidade alheia e nem a sua, uma falta de autoestima. Tudo isso faz com que essas pessoas sejam invejosas e sem amor no coração, tendo só ódio e descontentamento para com outros, não acreditando em nada mais na sua vida, sem virtudes teologais (sem fé, sem esperança e sem caridade), só mesmo atirando pedras nos outros pelo seu caminho

EDERALDO NOGUEIRA NATAL-RN

Tiago do Valle disse...

Projeto incrível. Maria Bethânia é incrível. É exemplo para o Brasil, por seu senso crítico, sua história, sua voz...

aninha disse...

Claro, não aceitam aqui alguma coisa contra Maria Bethania. Mas o espaço está aberto, cliquei e estou escrevendo. Se vai aparecer no blog não sei, até duvido, mas...
O que lamento:
1) dar grana para quem tem grana mas pretende realizar planos e projetos pagos pelo povo. Ora, nem todo contribuinte gosta dela. Ou gosta dos outros artistas que se beneficiam do dinheiro que, arrecadado, seria público. É normal. Mas pa-ga!
2) Caetano tem espaço para defender a irmã, embora critique sempre a crítica.Quem defenderá o escritor que não tem espaço, o músico que não tem padrinho ou lobista, o ator ou atriz que ainda não colocou sua carinha na Globo?
3) Um país pobre como o nosso não deveria usar dinheiro público - que vem da isenção de impostos de quem patrocina - para um projeto elitista, quando estamos nos últimos lugares no ranking, em educação básica.
Não pretendo com isso ofender a cantora nem seu irmão, aprecio a ambos, mas o chamado POVO não está na grande rede.Não gosto do modo irado como se defende quem já tem nome, enquanto tantos talentos anônimos lutam e morrem na praia.
Gostar do artista não significa gostar de tudo o que ele faz.Caetano e sua irmã não estão acima do bem e do mal, ninguém está. Isso é anti democrático, é idolatria e não apreciação racional, apreciação do bom gosto que alegra os ouvidos.Gosto de muitas, muitas das coisas dos dois, mas tem músicas deles que não aguento ouvir: somos humanos, todos erramos, pq eles não? Um pouco de humildade faria bem. Abraços a todos.
ANA MARIA A.XAVIER

juanmarkus777 disse...

Achei muito bacana a publicação da opinião da Ana, pois isso vem a provar que democracia é isto. E democracia é ser livre, uma qualidade que sempre foi a meta da nossa estrela maior, que é a Bethânia, pois ela nunca se deixou prender por algemas ou qualquer tipo de grilhão que a impedisse de ser ela mesma. E assim ela vem cantando nesses anos todos, mesmo que envolta em tempestades, o que afinal é o seu elemento natural. Ela não teme. Supera os obstáculos.
Unanimidade? Ela não precisa disso, pois já tem os seus fiéis e sinceros fãs. Nem a Elis, que virou "santa" depois de sua morte, alcançou essa tal unanimidade, pelo contrário, apanhou bastante da crítica, simplesmente por ser quem ela era. Com as suas qualidades, dúvidas e contestações.
Com a Bethânia já é diferente um pouco. A caravana passa mandando chumbo e ela continua cantando e sendo quem ela é: a mesma menina do interior que um dia sonhou ser e viver no palco.
Bravos à "Senhora do Vento Norte"!!!

Anônimo disse...

Adorei Caetano.

E salve sempre a Rainha: Maria Bethânia!