sexta-feira, 24 de julho de 2009

Encontro com Bethânia (Gilberto Gil)

Em 2000, Bethânia & Gil, dividindo o mesmo palco, fizeram alguns show para o projeto “Encontros Ourocard”. O primeiro foi em agosto de 2000, no Credicard Hall em SP. Vejam esta declaração de MB ao “Estado de São Paulo” :

“Bethânia exemplifica a "profundidade do elo" com Gil quando fez o show Nossos Momentos, em 1982. "Eu tive uma ruptura com o meu maestro e foi a Gil que recorri para fazer a direção musical", conta. "A direção musical de um show é diferente de qualquer outra, tudo o que faço é muito próprio, muito meu", diz ela. "Entreguei isso na mão de Gil, um autor, e ele fez a direção, ensaiou todos os dias comigo, escreveu arranjos, deu idéias, escreveu vocais, isso revela uma identificação muito profunda; a minha relação é muito mais forte com Gil do que com qualquer um dos outros (bárbaros)."

Então...

“Sem Fantasia”, no show do Credicard Hall, agosto de 2000 / SP:



...e falando sobre 'Maestros': em 82 o maestro que Gil substituiu foi Perinho Albuquerque, parceiro de MB em vários trabalhos. No show seguinte, “A hora da estrela” (1983), a direção musical coube ao sensacional Toninho Horta. Em “XX Anos de Paixão” (1985) a coordenação musical do show coube a José Maria Rocha, arranjos divididos entre Túlio Mourão e Jaime Alem (tb responsável pelos arranjos vocais), somente em “Maria” (1988), é que -“o nosso maestro”- Jaime Alem, assume a direção musical dos shows de Bethânia.

“Noite dos mascarados”, Concha Acústica de Salvador, Setembro de 2000:



Entrevista pós-show de Salvador:



"...a minha relação é muito mais forte com Gil do que com qualquer um dos outros (bárbaros)." E aí, esta 'relação mais forte', realmente da mais 'liga' com Gil, do que com Gal ou com o mano Caetano?

3 comentários:

Anônimo disse...

Chove e faz frio em SP, mas aqui está quentinho à beça.

Merci. Vcs são divinos.

Anônimo disse...

Meninos, coloquem, sempre que possível, entrevistas com 'dona Maria', tá? A-d-o-ro!

Anônimo disse...

Grande, garoto!

Bela performance da dupla de baianos. Tb aprecio as entrevistas da Rainha.