sexta-feira, 17 de abril de 2009

Show Os Doces Bárbaros (1976)


O grupo "Os Doces Bárbaros" surgiu em 1976, formado por Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A idéia (muitos afirmam ter sido uma idéia de Bethânia) era de juntar os quatro cantores, que também são amigos, para comemoração dos 10 anos de carreira de cada. Mesmo sendo os quatro artistas tão diferentes em sua postura no palco e na vida, é notória uma ligação entre eles, não só devido ao regionalismo baiano presente até em seus sotaques, mas em seus gostos musicais e influências. Um completa o outro.


Inicialmente , como parte das comemorações, seria gravado um álbum de estúdio, mas por sugestão de Gal e Bethânia foi o espetáculo que ficou registrado, sendo quatro daquelas canções gravadas em estúdio, resultando em um compacto duplo com as músicas "Esotérico", "Chuckberry Fields Forever" , "São João Xangô Menino" e "O Seu Amor".

O registro do espetáculo também pode ser conferido em um documentário feito por Jom Tob Azulay, que resultou em um filme com cenas de bastidores, entrevistas e trechos das apresentações. Este filme/documentário foi recentemente lançado em Dvd pela gravadora Biscoito Fino.









O grupo foi homenageado em 1994 pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira com o enredo "Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu". Abaixo podemos conferir um trecho com a participação de Bethânia no desfile.





Houve uma nova reunião dos "Quatro Cavaleiros do Após -Calypso" em 2002, que foi registrada e lançada também pela Biscoito Fino em Dvd, sob o título de " Outros Doces Bárbaros".




2 comentários:

Anônimo disse...

Demorou muito até que nós pudessemos ter o primeiro registro do show DOCES BÁRBAROS em DVD, que teve seu som remasterizado e ficou ótimo. A grande decepção, foi o DVD do Reencontro, dirigido pelo Andrucha. Quando todos nós queríamos assistir ao show e não ao documentário, que aliás poderia ser um bom extra. Mas perdeu-se a oportunidade de registrar para a posteridade o reencontro, pois no DVD os números estão cortados de maneira horrorosa. Uma pena.

Eduardo Cáffaro. ABC - SP

Anônimo disse...

é por essas do ANDRUCHA que até agora nada de dvd do show Dentro do Mar tem Rio ,pois como consta em algumas reportagens a Rainha não gostou nada das imagens feitas pelo (maravilhoso diretor).Que já tinha feito os mais doces barbaros e ficou TERRIVEL com todos aqueles cortes,porém agora fomos presenteados com a versão original...graças a biscoito fino e ao felling da Rainha de estar numa gravadora que valoriza o Artista e a Arte.nos só temos que agradecer obrigado.