quarta-feira, 25 de março de 2009

Brasileiro Profissão Esperança (1970)

"É urgente e gigantesca a tarefa de conhecer o homem brasileiro de hoje. É preciso, urgente, através de todos os meios, pôr às claras as marcas mais escondidas com as quais esse povo construiu sua fisionomia nesses quatrocentos e tantos anos de vida. Tudo serve-uma observação, o relato de uma experiência, uma anotação, um poema, a fala das ruas, uma canção, um retrato, uma reportagem, uma pesquisa- qualquer sinal de vida recolhido em qualquer momento do perene movimento dessa complexa, original e quase desconhecida geografia humana que se chama Brasil. Situar o homem brasileiro, cada vez mais ligado à vida e à experiência dos outros povos, mais particularizado pelas relações que estabelece dentro de seu progresso social- é uma conquista permanente que pertence a cada um e a todos os que, a qualquer instante em relação a qualquer fenômeno, consigam extrair de sua experiência um dado revelador da aventura do homem brasileiro, diante da qual o homem brasileiro se compreenda. A arte e o próprio humanismos brasileiros, formulados em um nível conceitual superior, haverá de sair- como tem, aos trancos e barrancos, saído até agora- desse impaciente, permanente e frustrante garimpo em nossa realidade concreta."

Este texto é uma breve apresentação da peça, pelo seu autor: Paulo Fontes.



Em uma época , onde ecoava o movimento da Tropicália, Bethânia fazia Teatro. Teatro Musical, já marcando o que seria uma constante no seu trabalho, a união da música com a palavra falada.
Brasileiro Profissão Esperança estreou em 1970. A peça retrata as características de um povo, sob a ótica de Paulo Fontes , contadas através das músicas de Dolores Duran (1930/1959) e os textos de Antônio Maria (1921/1964). Com Maria Bethânia e Ítalo Rossi (interpretando respectivamente Dolores Duran e Antônio Maria), sob a direção de Bibi Ferreira.








Temos a oportunidade , através de um registro da época, de conhecermos como foi a interpretação de Bethânia e Ítalo Rossi, para uma das mais importantes peças já criadas no Brasil.

DOWNLOAD DO ÁUDIO DA PEÇA
1ª Parte
2ª Parte

2 comentários:

Anônimo disse...

Nem acredito que conheci (mesmo que apenas audio) este show que tanto ouvi falar por meus pais.
Muitíssimo obrigado.

Beto Gonzales disse...

Prezados, gostaria muito de ter o audio do show Brasileiro Profissao Esperanca, no entanto recebo a mensagem que o "link" nao funciona. Voces podem me ajudar? Obrigado, Pedro